Postado no dia: 13/09/2011 Por: Editor Em: Impressos

Em produção gráfica acabamento pode ser considerado todo o elemento que finaliza uma determinada peça com um diferencial, um toque artístico que colabora com o propósito da peça. Para a criação acabamento é aquele algo a mais, um detalhe que deixa a peça mais bela e efetiva que pode chamar a atenção, no fim das contas agrega valor ao material.
Cada tipo de peça poderá ter um determinado acabamento, portanto o designer deverá usar o bom senso para pensar na melhor solução, algumas peças terão que ser mais carregadas em efeitos de acabamento outras terão um visual clean, isso irá variar de acordo com a ideia do projeto.
No mundo gráfico existem inúmeros tipos de acabamentos como: lombadas, vernizes, furos, cortes, vincos, texturas, aromas entre outros. Mas falaremos nesse artigo dos acabamentos que fornecemos aos nossos clientes: corte, vinco, verniz localizado, verniz total UV e laminação.

Cortes e vincos.
Dentro dessa categoria as principais opções são: corte, corte especial e vinco. Esse tipo de acabamento serve para dar um formato diferenciado a peça, agregando maior valor e fugindo do comum.

Corte:  Pequena intervenção no cartão, literalmente é um corte no cartão.

Corte Especial: Intervenção no formato do impresso, para formatos diferenciados. Requer a criação junto da arte de uma “faca” especial.

Vinco: O vinco é uma espécie de pré-dobra realizada pela gráfica. O material será dobrado posteriormente. Os materiais que terão aplicação de verniz não poderão receber vinco, pois isto “quebraria” o verniz, danificando material, além disso, algumas gramaturas de papel não suportam vincos.

Vernizes.
Um dos recursos mais utilizados como acabamento gráfico é a aplicação de verniz UV. O verniz tem como característica realçar aspectos da arte e dar um toque de requinte. Além de valorizar visualmente a peça. Os vernizes garantem uma maior resistência e durabilidade para os impressos, especialmente aqueles que são manuseados com maior freqüência como cartões de visita, tags e outros.
Verniz Localizado: Serve para destacar uma área específica no impresso: uma logo, endereço, etc.
Além de proteger o material o verniz confere um brilho especial e um pequeno relevo na aplicação.Para uma correta arte siga nossos padrões.
Verniz UV Total: Dá brilho para a peça como um todo, pois é aplicado em toda a área da peça (frente). Além do brilho destacado proporciona melhor proteção e durabilidade ao impresso.

Laminação.
Consiste na aplicação de uma resina plástica na área a ser impressa. Tem como principal função dar um acabamento uniforme a peça e aumentar a durabilidade e proteção do material, além disso, tem certo requinte. A mais comum delas é a laminação fosca.
Para escolher qual acabamento combina melhor com o material que será impresso, fale com nosso setor de criação. Além disso, você pode combinar alguns acabamentos, sem exageros e fazer peças com um belo diferencial, dê sua opinião.

(21) 3678-7739