Postado no dia: 28/02/2011 Por: mcria Em: Designer

A apresentação de um trabalho ao cliente é parte fundamental do processo. O blog Freelance Switch divulgou um artigo (Client Presentation Tips for Designers) muito interessante sobre o assunto. Traduzimos e adaptamos este artigo para divulgar essas técnicas tão importantes.

Já sabemos a importância de convencer o cliente de que a sua visão é valiosa e que o seu trabalho vai trazer resultados a ele. Então, como convencer o seu cliente consistentemente para que o trabalho seja o melhor possível? A resposta é simples: boa comunicação. Aqui estão algumas dicas de como se comunicar corretamente com o seu cliente para convencê-lo de que o seu trabalho proporcionará resultados a ele.

Antes da apresentação

Estabeleça expectativas

Um passo bem sucedido acontece geralmente antes da apresentação propriamente dita. Até porque os contatos anteriores com o cliente através de e-mails, telefone etc. já darão pistas sobre como fazer a sua apresentação. Se existirem outras pessoas envolvidas no projeto, tenha a certeza de que elas estarão sempre bem informadas de todos os seus passos. Anote tudo. Em todos os casos, tenha a certeza de que as expectativas do seu cliente estão de acordo com o seu planejamento.

Faça a maior parte do seu trabalho antes da apresentação

O volume de dificuldades de um projeto de design começa no início dele. Esteja preparado para ter tempo de consertar tudo o que estiver errado antes da apresentação. Pesquise sobre os concorrentes do seu cliente: imagens, fontes, tecnologia etc. Pense como as suas decisões no início do projeto possam fluir durante o processo. Pense nas perguntas que o seu cliente pode vir a fazer e saiba as respostas antes disso, dê as respostas antes até de ele saber o que vai perguntar. Fazendo o seu trabalho de casa e sendo proativo você dará créditos à sua experiência, e construindo um relacionamento bom com o seu cliente vai ajudá-lo a dar ideias que, inicialmente, ele pode ser relutante em aceitar.

Determine de qual forma você entregará o trabalho

Imprimir ou mostrar o seu trabalho ao cliente na tela do computador faz diferença na decisão dele. Existem várias formas de se apresentar um trabalho, pode ser em um navegador ou criando placas. Mas não se esqueça de pensar nisso antes.

Administre o seu tempo

Uma das melhores formas de evitar grandes problemas é cortando os problemas pequenos a partir de sua fonte. A administração de tempo é potencialmente um destes problemas, e um dos mais comuns. É compreensível que a natureza do processo criativo pode fazer com que esses detalhes ruins acabem acontecendo. Existem, entretanto, várias dicas para que os criativos consigam administrar o seu tempo efetivamente.

Esteja preparado para mudanças

Vá à apresentação do seu trabalho preparado para mudanças. O design não vai agradar completamente, como num passe de mágica, logo na primeira vez, principalmente em se tratando de um trabalho interativo. Mesmo que a relação entre cliente e profissional seja excelente alguns ajustes poderão ser feitos por uma variedade de razões (conteúdo insuficiente, prazos muito curtos, política da empresa…). Relaxe, seja realista, e aceite as mudanças que devem ser feitas. No ambiente colaborativo as mudanças são naturais.

Durante a apresentação

A forma com a qual você fala contribuirá para que o seu cliente tenha uma boa impressão do seu trabalho. Por exemplo, se você não demonstrar confiança enquanto fala o seu cliente tenderá a pensar que você não é competente, e é muito difícil recuperar a confiança uma vez que ela é perdida. Por esta razão, é imprescindível que você retorne ao básico da comunicação e treine bastante. Ela deve ser tão natural quanto respirar.

Fale claramente

Clareza e simplicidade demonstram respeito ao seu cliente. Demonstram que você acredita na capacidade de entendimento dele. Fale claramente, com confiança, não resmungue.

Gostou? Mas, calma! Ainda não acabou. Essa é só a primeira parte. Continuaremos no próximo artigo. Aguarde. Aproveite agora seu espaço para comentar.

Abraços e bons negócios.

Baseado no artigo “Client Presentation Tips for Designers”, do blog Freelance Switch.

Texto retirado do Blog BrasilGraf

(21) 3678-7739